SINTRODOV da largada na negociação salarial do Transporte de Cargas 2020 com o SINDIVALE
.
No dia 15 de junho de 2020, às 09h 30min, na sede administrativa do SINTRODOV, foi dado início na negociação salarial visando a celebração da nova CCT – Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021.
Esta CCT abrange os trabalhadores em empresas de Transportes de Cargas da base territorial do SINTRODOV e das empresas Transportadoras na base territorial do SINDIVALE. Essa negociação envolve ainda o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Pato Branco já que o SINDIVALE representa as empresas em alguns municípios da base territorial do SINTROPAB.
Na primeira rodada de negociação ficou garantida a data base para primeiro de julho/2020, também ficou garantida a prorrogação de todas as cláusulas sociais da CCT 2019/2020, por mais 24 meses, de 01/07/2020 até 30/06/2022, restando a negociar a partir desta data apenas as cláusulas econômicas, ou seja: Reajuste Salarial; Piso Salarial; Diárias para alimentação em Viagem; Seguro de Vida em Grupo e Auxílio Funeral.
A proposta dos trabalhadores é de reajuste salarial com a concessão do INPC do IBGE de 01/07/2019 à 30/06/2020, mais 2%, (dois por cento) de ganho real para recuperar o poder de compras e compensar as perdas salariais ocorridas após a última data base. Nada mais justo que conceder ao trabalhador o zeramento do INPC do período dos doze meses anterior à data base acrescido de um índice de ganho real para compensar as perdas salariais dos últimos doze meses. As empresas não apresentaram qualquer proposta de reajuste salarial mais irão levar a proposta dos trabalhadores para apreciação das empresas em uma assembleia patronal.
Os trabalhadores argumentaram que não há porque não conceder reajuste salarial já que este setor não sofreu qualquer paralisação com o Covid-19, que as atividades se mantiveram em sua normalidade inclusive colocando a categoria na linha de risco do Vírus, assim, nada mais justo que reconhecer e dar o merecido reajuste salarial.
Por fim, foi prorrogado as negociações por mais 60 (sessenta dias), as empresas levarão a proposta dos trabalhadores para deliberação na assembleia patronal, nova rodada de negociação ficou marcada para o dia 17 de julho de 2020, às 09h30min, na sede do SINTRODOV, onde se pretende fechar a mesma.
Na reunião foi tomada todas as providências quanto ao respeito pelas normas da vigilância sanitária, distanciamento e uso de máscaras além do uso do álcool em gel.

SINTRODOV –