SINTRODOV REALIZA CURSO – RECICLAGEM DO MOPP.
O Sindicato dos Motoristas de Dois Vizinhos – SINTRODOV, além da representação da categoria profissional, tem como umas de suas principais características a formação, qualificação e requalificação dos trabalhadores representados.
Trata-se de uma entidade sindical com base territorial em 13 municípios, sendo 12 no Sudoeste e um no oeste do Estado do Paraná.
Sabendo que as empresas estão cada vez mais exigindo profissionais qualificados, situação que exige dos motoristas que trabalham com transporte de cargas e passageiros, conhecimentos específicos para cada carga transportada, não apenas conduzir um caminhão, uma carreta ou ônibus, mais sim ter conhecimento sobre as regras e a segurança para o transporte de mercadoria e pessoas.
Preocupados com estas exigências, e conhecendo a necessidade da categoria profissional, o SINTRODOV em parceria com a escola EADETRAN – Transito Fácil de Cascavel, disponibilizam aos trabalhadores vários cursos, entre eles está o curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos – MOPP.
O curso de Transportes de cargas perigosas é destinado aos motoristas que já trabalham com caminhões que transportam cargas consideradas perigosas, ou aqueles profissionais que desejam migrar ou adquirir uma nova colocação no mercado de trabalho, o curso completo tem duração de 50 horas aula e no caso de aproveitamento e/ou reciclagem, são exigidos 15 horas. Durante o curso, são realizadas algumas simulações para que o aluno possa conhecer os perigos reais que esse tipo de transporte pode trazer para o trabalhador.
O QUE SÃO CARGAS PERIGOSAS?
Como o próprio nome sugere, as cargas perigosas se referem a certos tipos de produtos que podem representar riscos em todo seu processo logístico de movimentação, como a armazenagem e o transporte. Esses tipos de produtos necessitam de atenção redobrada quanto à segurança. Geralmente, são de origem química, biológica ou radiológica e representam algum tipo de risco para a população e o meio ambiente, como líquidos inflamáveis, gases, radioativos, explosivos ou tóxicos.
Existem nove classes distintas de carga perigosa, podendo ser segmentadas em explosivas, inflamáveis, venosas, radioativas, oxidantes, corrosivas, entre outras.
Nos dias 3 e 4 de novembro, na sede do SINTRODOV em Dois Vizinhos, foi realizado a reciclagem do curso de MOPP à 13 alunos que ao final foram aprovados e saíram habilitados para executar esse tipo de transporte por mais cinco anos, o curso foi ministrado pela instrutora Gilmara Steinke de Cascavel Paraná.