As empresas estão cada vez mais exigindo profissionais qualificados, essa situação exige, dos motoristas que trabalham com transporte de cargas, conhecimentos específicos para cada carga transportada, não apenas conduzir um caminhão ou uma carreta mais sim ter conhecimento sobre as regras e a segurança para o transporte da mercadoria.

Preocupado com estas exigências, e conhecendo essa necessidade da categoria profissional, o SINTRODOV em parceria com o Instituto São Cristóvão disponibilizam aos trabalhadores vários cursos, entre eles está o curso de cargas indivisíveis.

O curso de cargas Indivisíveis é destinado aos motoristas que já trabalham com caminhões pranchas ou aqueles profissionais que desejam migrar ou adquirir uma nova colocação no mercado de trabalho, o curso completo tem duração de 50 horas aula e no caso de aproveitamento são exigidos 15 horas e traz conceitos fundamentais de movimentação de cargas.

Durante o curso, são realizadas algumas simulações para que o aluno possa conhecer os perigos reais que esse tipo de transporte pode trazer para o trabalhador.

Cargas indivisíveis são aquelas dispostas como peça unitária, com elevado peso específico e com grandes dimensões. Exemplo disso é o transporte de guindastes, toras ou blocos de rocha, mármore, vidro, implementos agrícolas, granitos, contêineres, caçambas e outras peças. Por isso, é preciso muito cuidado na hora do transporte.

Para proporcionar segurança aos condutores, o curso também é voltado à amarração de veículos, transporte e amarração de empilhadeiras e bobcats. Os alunos são ensinados a imobilizar, amarrar corretamente e usar cintas de acordo com o peso da carga.

Nos dias 6 e 7 de julho, na sede do SINTRODOV em Dois Vizinhos, em uma parceria entre o Sindicato e o Instituto São Cristóvão, foi realizado GRATUITAMENTE o curso de aproveitamento para cargas indivisíveis, a turma foi formada por 29 profissionais que ao final foram aprovados e saíram habilitados para executar esse tipo de transporte, o curso foi ministrado pelo instrutor Romeu Santoro do ISC.

SINTRODOV, pequeno no tamanho mais grande nas qualidades.

SINTRODOV – Alcir Antonio Ganassini – Diretor Presidente.